Sobre

História da Rodas

Como tudo começou:

A ONG Rodas da Paz, organização apartidária e sem fins lucrativos, foi instituída em 2003 com o objetivo de reagir à violência e ao crescente número de acidentes e mortes no trânsito do Distrito Federal. Desde então, promove ações para a conscientização em prol de um trânsito seguro para todos, com especial atenção para os usuários da bicicleta. Entre suas ações estão palestras educativas, manifestos, passeios ciclísticos, recolhimento e distribuição de bicicletas doadas e iniciativas junto aos Poderes Legislativo e Executivo e suas políticas públicas, além da permanente vigília sobre o Estado para garantir a todos o direito da mobilidade com segurança, independentemente do meio de locomoção.

Por todas essas ações, a Rodas da Paz já foi premiada quatro vezes. Em 2004, recebeu o Prêmio Denatran; em 2006, o Prêmio Volvo de Segurança no Trânsito; em 2007, foi agraciada pelo Ministério Público do Distrito Federal com a Insígnia da Ordem do Mérito.

Neste ano, a ONG recebeu dos Correios o prêmio Destaque do Ano, pela parceria na campanha anual Doe Bicicleta, que recolhe centenas de bicicletas usadas, conserta e depois entrega a comunidades carentes e atende às crianças que escrevem ao Papai Noel e pedem bicicleta de presente.

Esses prêmios constituem reconhecimento e incentivo ao nosso trabalho por parte dos órgãos públicos, das instituições privadas e da sociedade, motivando a consecução de nossas intenções e propiciando a adesão do conjunto social aos objetivos de nossas ações.

A Rodas da Paz vem desenvolvendo trabalho de incentivo ao uso de bicicleta e de educação no trânsito com vistas à boa convivência nas vias do Distrito Federal. A bicicleta representa mobilidade limpa, inclusiva e saudável. A cultura da bicicleta enriquece culturalmente as cidades, melhora a qualidade de vida e reduz o conflito na estrutura urbana. Também gera economia, poupa vidas e propicia um convívio mais humano no dia a dia das cidades. O incentivo ao uso seguro de bicicleta é tendência internacional e tema de ascendente relevância na agenda política do nosso País.

Para desenvolver as ações, a ONG depende do apoio de entidades e empresas parceiras, que se identificam com a causa da sustentabilidade, da mobilidade saudável.


COORDENAÇÃO 2023 – 2025

A Coordenação é realizada de forma voluntária, com eleições a cada 2 anos. Conheça a coordenação:

Ana Luiza Carboni
Coordenadora-Geral

Ana Carboni é ciclista urbana, formada em Psicologia pela FAMATH e tem mestrado em Gestão de Recursos Humanos pelo Kings College London.
Retornou para Niterói, RJ, sua cidade natal, em 2014, quando voltou a adotar a bicicleta como seu principal meio de locomoção. Mudou para Brasília em outubro de 2021 e vem participando ativamente da promoção de modais ativos no DF.
É a atual Coordenadora Geral da Rodas da Paz, Diretora Financeira da União de Ciclistas do Brasil – UCB, representante da América do Sul na World Cycling Alliance, integrante da rede Bike Anjo e da rede BYCS. Atualmente coordena o projeto Vias Seguras da UCB.
Foto: Ana Carboni. Acervo pessoal

Joyce Ibiapina Costa

Coordenadora Administrativa

Natural de Brasília, é ciclista e possui formação em Relações Internacionais e Gestão de Projetos, atuando no terceiro setor em pautas de desenvolvimento sustentável e direitos humanos.

Entrou na Rodas da Paz em 2017 como voluntária e em 2021 assumiu o 1º mandato como Coordenadora Administrativa, sendo reeleita em 2023.

Associada à União de Ciclistas do Brasil (UCB), está no segundo mandato como Conselheira Regional, representando o Centro-Oeste e é integrante da rede Bike Anjo.
Foto: Joyce Ibiapina. Acervo pessoal

Renata Aragão

Coordenadora Financeira


Natural de Recife, aposentada, ciclista, formada em Ciência da Computação, foi Auditora Fiscal da Receita Federal.
Entrou na Rodas da Paz em 2018 como voluntária, após a perda irreparável do cicloativista Raul Aragão, seu filho, e em 2021 assumiu o 1º mandato como Coordenadora Geral, sendo eleita em 2023 Coordenadora Financeira.

Ana Júlia Pinheiro

Coordenadora de Comunicação

Jornalista, especialista em Mediação de Conflitos Socioambientais, milita como cicloativista na Rodas da Paz há 14 anos. Antes, ocupou em três gestões o cargo de coordenadora de Comunicação.
É a repórter que iniciou a série de matérias sobre violência no trânsito no jornal Correio Braziliense que se converteria na campanha Paz no Trânsito, em 1996.
A campanha rendeu ao Correio um total de 21 prêmios, dois dos quais concedidos à repórter, CNT de Mídia Imprensa e Menção Honrosa do Prêmio Volvo no ano 2000.
Tem metade da sua vida profissional passada na iniciativa privada e outra metade no serviço público. Trabalhou na então Companhia Municipal de Trânsito de Belém (CTBel) em 2001 e no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), hoje Senatran, de 2003 a 2005.
Foto: Renata Aragão. Acervo pessoal


Foto: Ana Júlia. Acervo pessoal

5 comments on “Sobre

  1. Andrea Goncalves disse:

    Olá! Estamos iniciando um trabalho com escolas e comunidades e adoraríamos conhecer a história e propósito de vocês, e é claro… todo aprendizado desde 2003.

  2. Adriano disse:

    Preciso de Contato com a Associação.
    Agradeço se entrarem em contato comigo pelo (61) 98624.5249

  3. Preciso de um contato telefônico com a associação. O meu é 99292-6422 ou 99915-0461

  4. Rodas da Paz disse:

    Parabéns pela iniciativa, Eduardo!

  5. Eduardo disse:

    Bom dia, sou coordenador de um grupo de Ciclismo Conexão Bike Aventura, estamos querendo nos constituir como ONG para debatermos sobre a poluição nos rios e lugares aqui próximos e cuidados com o Meio Ambiente, podemos ser uma ONG em relação a essas preocupações.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.