Sistema de compartilhamento de bicicletas: onde devem ser instaladas as próximas estações?

Começou a funcionar na quarta feira dia 28/5 o sistema de compartilhamento de bicicletas em Brasília.  As dez primeiras estações foram instaladas ao longo do Eixo Monumental, com diversos pontos turísticos contemplados.

Recebemos pedido da Coordenação do Fórum de Mobilidade por Bicicleta (liderado pela Casa Civil) para sugerir as localidades para as próximas 30 estações a serem instaladas, completando um total de 40 estações nesta primeira fase. De acordo com o Edital, essas estações devem ser localizadas na RA I – Brasília. É sugerido que tenham no máximo 400 metros de distância uma da outra e que a localização seja orientada por estudo de demanda da Secretaria de Estado de Transportes do Distrito Federal, a partir da relação de 68 pontos que consta nas páginas 14 e 15 do documento. Há a ressalva de que os locais previamente delimitados no edital podem sofrer alterações e/ou ajustes de acordo com o interesse e a conveniência da Administração Pública.

Registramos nosso apoio à implantação do projeto e pretendemos continuar colaborando com sugestões para sua consolidação e melhoria com o avanço do cronograma. Dada a urgência da elaboração da resposta, com vistas a atender ao prazo oferecido pelo Fórum (de apenas 3 dias), enviamos sugestões elaboradas pela diretoria e conselho da Rodas da Paz para 10 estações. Para as próximas contribuições, reforçamos a importância da participação de mais usuários do sistema e de outros coletivos, que nesse caso ficou comprometida.

Entre as recomendações gerais da Rodas da Paz enviadas ao Fórum, sugerimos que sejam seguidos critérios que atendam aos locais de maior fluxo de pessoas, com maior potencial de uso, e interligado aos transportes públicos, como: estações de metrô, estabelecimentos de ensino e setores comerciais, bancários e autárquicos, além de possibilitar a realização de pequenos percursos com a proximidade entre as estações.

Além da abertura de novos editais para implantação do sistema de bicicletas compartilhadas em outras Regiões Administrativas, é preciso cuidar para que os sistemas sejam compatíveis e integrados, mesmo que administrados por empresas diferentes, para possibilitar a retirada/devolução de bicicletas de uma administradora em estações de outra.

Confira aqui a lista sugerida* pela Rodas da Paz para instalação das próximas 10 estações e a justificativa para esta escolha.

lista_estações

*Trata-se de uma proposta que ainda passará por avaliação do GDF, não havendo garantia de que seja plenamente aceita.

Veja os estudos que o GDF encomendou para subsidiar o sistema: http://www.st.df.gov.br/programas-projetos/estudos-de-transporte-para-exploracao-do-sistema-de-bicicletas-de-aluguel-df.html