Semana da mobilidade – aproveite sua cidade sem carros!

A semana da mobilidade de 2016 está recheada de atividades, ocupando as cidades do DF e valorizando as pessoas e os espaços públicos. Confira a agenda e nos encontre nas ruas nos próximos dias! Tem Cine Pedal, ocupação do Setor Comercial Sul, papo cabeça e muito mais! Se souber de mais atividades e quiser divulgar aqui, avise no [email protected] 😉

17/9 sábado – 9-17h – Pimp my bike
Cidade Estrutural – próximo ao postinho da PM
A Estrutural é conhecida como uma das cidades do DF que mais utiliza a bicicleta no dia a dia, e vamos valorizar esses ciclistas cotidianos com ações de reparos simples em suas bicicletas, distribuição de brindes e oficina de conhecimento das rotas mais feitas dentro da Cidade Estrutural!
Organização: Rodas da Paz, DETRAN e SEMOB

18/9 domingo – 9-14h – Abertura Semana Nacional do Trânsito 
TaguaParque
A abertura formal da Semana Nacional do Trânsito acontece em Taguatinga, com a participação de todos os órgãos que trabalham com segurança no trânsito no DF. Veja aqui todas as atividades que os órgãos do GDF irão promover: cronograma de ações.
Organização: Governo de Brasília

 21/9 quarta – 16-20h – Holanda de bike com Brasília
Universidade de Brasília – CEFTRU
A Embaixada da Holanda, país tão famoso pelo uso intenso da bicicleta, oferece um seminário para debater várias ideias ligadas a mobilidade sustentável.
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/579643658887080/
Organização: Embaixada da Holanda e Bicicleta Livre (UnB)

22/9 quinta 
6:50-7:20 – Bonde de bike para UnB
Estudantes da UnB organizam bbonde de bike, saindo da Rodoviária do Plano, em direção ao campus Darcy Ribeiro – UnB. A concentração começará por volta das 6.50 próximo a fila do 110, na plataforma inferior. Sairemos pontualmente às 7.20, chegando às 8h na entrada do ICC norte (Ceubinho).
Evento: https://www.facebook.com/events/1755798491358003/
Organização: Bicicleta Livre

7h-19h – Centro Vivo 
Setor Comercial Sul
Esse ano vai acontecer uma edição ampliada da Vaga Viva. É uma proposta de intervenção Urbana que provoca a reflexão sobre o uso do espaço urbano pelo carro, mostrando que serviços podem ser oferecidos para a população no espaço que geralmente é utilizado para estacionamento. Saiba como organizar uma vaga viva nesse guia.
Organização: SEMOB, DETRAN, DER

23/9 sexta – 18h – Bicicletada Dia Mundial Sem Carro
Museu Nacional
Evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/307001326338832/
Organização: Embaixada da Holanda

24 e 25/9 – 17-21:30 – CINE PEDAL
Festival Cine Brasil Pedal é aberto ao público e ocorre nos dias 24 e 25. Enquanto as sessões acontecem, público pedala para produzir energia. Além de Brasília, Goiânia, Salvador, Recife e Natal recebem o festival simultaneamente. Para participar, é preciso fazer credenciamento no local ou pelo site do evento. A organização vai disponibilizar dez bicicletas fixas e mais dez bases para que o público encaixe as próprias bicicletas.
Organização: DETRAN

26/9 segunda  7h – Desafio Intermodal
saída do McDonald’s do Guará, chegada no Museu Nacional
Desafio Intermodal avalia quais os meios de locomoção mais eficientes no meio urbano num dia comum. A proposta não é apenas medir a velocidade e quem chega primeiro, é avaliar o custo ambiental, econômico e social de cada meio de transporte. Em 2015 teve moto, carro, táxi, uber, carona,  ônibus, bicicleta dobrável, bicicleta speed, metrô, bicicleta e metrô, pedestre e corrida.
Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/872153202850610/
Organização: Rodas da Paz

Tags: