Rodas da Paz realiza Etapa Brasília na Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista

11891221_839330172783100_2804449116595667132_n

Vai começar em Brasília a etapa de uma importante pesquisa para ciclistas de todo o Brasil. Como parte da Parceria Nacional pela Mobilidade por Bicicletas, a Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista, prevê um mapeamento do perfil dos usuários de bicicletas como meio de transporte no ambiente urbano.

A pesquisa acontecerá em 10 cidades brasileiras (São Paulo, Rio, Salvador, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre, Recife, Manaus, Aracaju e Niterói) e levantará alguns dados como idade, renda, frequência que costuma utilizar a bicicleta como meio de transporte, motivações para o uso da bicicleta, hábitos e problemas enfrentados por esses ciclistas. Além do perfil do usuário, o questionário também traz questões complementares de avaliação da estrutura cicloviária.

Os entrevistados serão homens e mulheres acima de 12 anos, que utilizam a bicicleta como meio de transporte pelo menos uma vez por semana, e que estejam utilizando, estacionando ou empurrando uma bicicleta, no momento da coleta de dados.

Em Brasília,  além do questionário nacional padronizado, a Rodas da Paz também aplicará questões complementares para que o ciclista brasiliense avalie a estrutura cicloviária dos percursos que realiza no seu dia a dia.

Ainda existem poucos dados sobre o uso da bicicleta como meio de transporte urbano no Brasil. Com esta pesquisa, um conjunto grande de informações estará disponível, servindo como subsídio para uma agenda de ações que promovam o uso da bicicleta – podendo ser utilizado tanto por entidades da sociedade como por gestores públicos. Esses dados poderão, assim, fortalecer a defesa por políticas públicas de mobilidade sustentável.

A pesquisa conta com o apoio do Itaú e é uma iniciativa da Associação Transporte Ativo (RJ) em parceria com as organizações: UCB (União de Ciclistas do Brasil), CicloCidade (São Paulo), Mobicidade (Porto Alegre), BH em Ciclo (Belo Horizonte), Ameciclo (Recife), Bike Anjo (Salvador), Ciclo Urbano (Aracaju), Pedala Manaus, Mobilidade Niterói, PROURB, Observatório das Metrópoles, ITDP Brasil (Instituto de Políticas de Transporte & Desenvolvimento), além da Rodas da Paz, que conduzirá a pesquisa no DF.

Por isso, atenção ciclistas! Se você avistar um entrevistador de colete, não se acanhe! Sua entrevista será muito importante para todos nós!

 

 

Tags:

2 comments on “Rodas da Paz realiza Etapa Brasília na Pesquisa Nacional Perfil do Ciclista

  1. Rodas da Paz disse:

    Boa tarde! Estamos organizando um lançamento do resultado da pesquisa para o final de novembro. Em breve divulgaremos mais informações aqui!

  2. Chan-Ly disse:

    como posso ter acesso ao resultado da pesquisa “perfil do ciclista em brasília”

Comments are closed.