A gente está com o Eixão do Lazer. E não abre.

No dia 9 de junho, domingo, Santos e Flamengo entraram em campo em Brasília, e a Rodas da Paz colocou em jogo um importante debate para o DF: a abertura do Eixão para os carros.

O movimento proposto, #OcupaEixão, ganhou adesão nas redes sociais e, pela manhã, reuniu apoiadores ciclistas, pedestres, crianças; com brincadeiras, pipa, música e até um rolê de bicicleta, num protesto pacífico.

A decisão de cancelar o Eixão do Lazer em função do jogo foi alegada com base na Lei da Copa (5.104/13) que, entre outros impactos, se sobrepõe à Lei do Eixão (4.757/12). No entanto, a Lei da Copa também prevê a prioridade ao transporte coletivo, em seu artigo 6º.

Em de vez de cancelar o Eixão de Lazer, o GDF poderia ter oferecido gratuidade no uso do metrô ou ônibus, para mostrar seu compromisso com o transporte coletivo e com a cidade, além da preocupação em evitar congestionamento de carros.

Portanto, nossa reação ao gesto do governo foi uma tentativa de chamar a atenção para a ausência desses compromissos na prática. Queremos que Brasília se torne a capital da mobilidade urbana, e não a capital dos carros.

Queremos ter um diálogo positivo com o GDF, para que sua gestão se volte para os interesses e necessidades de mobilidade da população. Queremos que o Brasil vença primordialmente no campo da cidadania – com ou sem a conquista da taça por nossa seleção nos gramados.

Por isso, realizamos também um abaixo-assinado, cujo propósito é defender a manutenção do Eixão do Lazer sem exceções, e garantir a criação de outras Ruas de Lazer no DF. Clique aqui para assinar.

Em 2008, o então governador do GDF, José Roberto Arruda, e seu Secretário de Transportes, Alberto Fraga, iniciaram uma articulação pelo fim do Eixão de Lazer. A resposta da sociedade, naquela época, foram 2 mil assinaturas, em uma ação organizada pela Rodas da Paz, e o Eixão do Lazer permaneceu.

O movimento #OcupaEixão continua esse esforço de 2008, como um chamado para que as pessoas “ocupem o DF”, ocupem seus espaços como cidadãos. A cidade é das pessoas – antes, durante e depois dos grandes eventos. Obrigado a tod@s que compareceram, divulgam e apoiam o #OcupaEixão e outras ações pela melhoria da qualidade de vida no Distrito Federal.

Rodas da Paz
2013 / 2014
www.rodasdapaz.org.br
facebook.com/rodasdapaz
twitter.com/rodasdapazDF
[email protected]

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.