Conheça o Ciclowatch, o aplicativo sobre o uso da bicicleta no Brasil

PostFacebook (1) (1)

Lançado no dia 6 de julho, o Ciclowatch é um aplicativo colaborativo para geração de estatísticas sobre o uso da bicicleta em todo o país. A coleta de dados é feita de forma anônima e qualquer um pode colaborar.

Para participar, além de instalar o aplicativo, é preciso criar uma conta no Strava ou RunKeeper – e usar um desses apps na hora de pedalar. A cada pedal concluído, o sistema analisa automaticamente os dados.

Em menos de dois meses o aplicativo já coletou mais de 40.000 km pedalados em todo o país. Cada quilômetro rodado gera dados estatísticos que poderão ser compartilhados com prefeituras e organizações não governamentais, permitindo direcionar investimentos e atenção para onde mais precisa. O reconhecimento dos trechos de ciclovia que cada ciclista passou é automático e o aplicativo também calcula quanto do trajeto foi percorrido fora de ciclovias

Um dos objetivos do projeto é disponibilizar aos usuários sugestões de rotas que privilegiem a segurança do ciclista, analisando o histórico do percurso que outros ciclistas estão fazendo. A disponibilização dos dados coletados será gratuita aos interessados e preservará sempre a privacidade daqueles que utilizarem o aplicativo.

O Ciclowatch é gratuito e está disponível para: Android (http://tinyurl.com/ciclowatch-android) e iPhone (http://tinyurl.com/ciclowatch-iphone).

Tags: