A Dory é um símbolo de paz

Na última sexta-feira à noite, um grupo de pessoas desceu do carro na avenida L2 Norte e tentou arrancar a bicicleta erguida pela família e pelos amigos em memória ao jovem Raul Aragão, vítima da violência no trânsito. A notícia sobre este ato violento repercutiu em todo o Brasil. 

A bicicleta instalada é a mesma que Raul utilizava quando foi fatalmente atingido pelo motorista Johann Homonnai que, mesmo freando, o atingiu a 95 km/h, segundo o laudo da perícia técnica realizada, muito acima da velocidade máxima permitida na via, que é de 60 km/h. Raul chamava a bicicleta de Dory.

Por ocasião do aniversário de 24 anos do Raul, no dia 14 de novembro, a bicicleta recebeu balões e flores por pessoas anônimas, moradores da região, família, amigos. Sem sucesso na tentativa de retirar a bicicleta, aquelas pessoas levaram alguns dos itens. Moradores testemunharam o injustificado ocorrido. Desconhecemos os interesses que levaram ao ato praticado e suas eventuais motivações.

As chamadas ghost bike ou bicicleta fantasma representam, sobretudo, um pedido de paz. Saiba mais sobre a sua tradição e importância aqui

A Rodas da Paz solicitou oficialmente às autoridades que sejam sensíveis a importância da manutenção da bicicleta, que agora é da comunidade. A região é residencial e com grande circulação de pessoas. Encontra-se próximo à Universidade de Brasília, além de academia, igreja, escolas, hospitais, pequenos comércios.

A bicicleta simboliza a vida do jovem Raul, para aqueles que suportam a sua ausência injusta. Esta bicicleta também é um lembrete – para todos, não só para o motorista que lhe retirou a vida – das consequências fatais do desrespeito às leis do trânsito e à vida. Várias vidas são colocadas em risco com a direção perigosa, pois quanto maior a velocidade, maior o risco de morte do lado mais frágil no trânsito.

Dory é um pedido de menos atos violentos em nossas cidades, no trânsito e fora dele. É um pedido para que menos bicicletas como esta sejam necessárias nas vias do DF. Menos velocidade e mais cidade para as pessoas.

Tags: