Vídeos de campanhas educativas sobre bicicletas

Quer um videozinho curto para passar pros amigos, que mostre como lidar com ciclistas no trânsito? Fizemos uma seleção aqui de boas peças brasileiras veiculadas por prefeituras em suas campanhas educativas. Tomara que os vídeos inspirem seus colegas e também o GDF a produzir uma campanha nessa linha!

Perceba que todas as campanhas trabalham a relação entre motoristas e usuários de bicicleta, são peças que informam tanto o motorista sobre como se comportar (dar distância de 1,5m e reduzir a velocidade para ultrapassar), como o ciclista (pedalar no sentido da via e respeitar a sinalização de trânsito).

A maior parte dos comerciais é da Prefeitura de São Paulo, que fez uma boa campanha com insumos das entidades de ciclistas de lá. Mas, tem também material do Detran do Espírito Santo (vídeo em resposta às críticas  recebidas devido ao conteúdo de um vídeo anterior) e da Prefeitura de Curitiba.

Sabe de algum outro vídeo bacana? Posta aqui pra gente!

São Paulo-SP

Principal vídeo da campanha

Ultrapassagem:

Ocupar a faixa:

Atenção:

Vitória-ES:

Curitiba-PR:

E tem um vídeo tão legal, mas tão legal, que mesmo sem falar de bicicleta publicamos aqui!
Ele fala como usar a faixa de pedestre: o Passo da Faixinha, da Prefeitura de São José dos Campos-SP!

A qualidade da mensagem desses vídeos é superior ao que foi veiculado pelo GDF em 2014. Na campanha do DF, o ciclista é responsabilizado pela colisão com o carro, sem que seja oferecida nenhuma orientação educativa para os motoristas de automóveis sobre atenção aos mais fracos, redução da velocidade e preferência a pedestres e ciclistas. Veja aqui como era esse vídeo.