Vaga Viva acontece na plataforma superior da rodoviária nessa terça 22/9

No Dia Mundial Sem Carro, o Movimento Nossa Brasília, INESC e a Rodas da Paz promovem vaga viva na plataforma superior da Rodoviária. Vaga Viva é o nome dado a intervenção urbana que mostra as atividades que poderiam acontecer no espaço de 10m2 que é ocupado por um carro ocioso ao longo do dia.

O espaço é coberto com grama sintética e mobiliário de praça, para promover a humanização do espaço viário. Quando a vaga viva torna-se definitiva, passa a se chamar parklets, como vem sendo no Brasil feito pela Prefeitura de São Paulo.

Vaga Viva surgiu em São Francisco, nos Estados Unidos, em 2005, com o nome de “Park(ing)”, como uma iniciativa do estúdio de design Rebar, que trabalha com intervenções urbanas e ligadas à ecologia. A primeira vaga viva realizada no Brasil aconteceu em 2006 no Rio de Janeiro, e dias depois no mesmo mês aconteceu em São Paulo.

O objetivo da atividade é mostrar como o espaço da cidade é degragado quando excessivamente ocupado como estacionamento de automóveis, que são áreas de grande poluição do ar, sem respeito à acessibilidade das calçadas e sem preservação do paisagismo local, diminuindo a qualidade do deslocamento pedestre.

Em 2013, foram aplicadas 111.154 multas pelo DETRAN em função de estacionamento irregular. Enquanto diversas capitais estimulam o estacionamento rotativo (conhecido como zona azul), e criam ruas voltadas apenas para o deslocamento de pedestres, Brasília continua sem nenhuma dessas iniciativas, sendo conivente diariamente com o estacionamento em fila dupla e com o debate da “falta de vagas”, e não da falta de mobilidade. Em Londres, o recurso cobrado por pelo uso do carro nas áreas centrais (congestion charge) é revertido para a melhoria do transporte público.

Pesquisa recente da NTU mostra que 60% das vias públicas brasileiras são ocupadas pelos automóveis, que no entanto transportam apenas 20% das pessoas. Já os ônibus, que transportam 70% da população, ocupam apenas 25% do espaço viário.

A vaga viva se propõe a mostrar que na verdade sobra estacionamento e falta espaço urbano urbanizado que promova a qualidade de vida. Serão distribuídas “multas cidadãs”, para que o público que circula na área central possa realizar ações educativas com os motoristas que utilizam o local.

A iniciativa conta com o apoio da escola de yoga Vitha Baya e Mídia Ninja.

Programação

Todo o dia:
– cabide solidário para doação de roupas
– empréstimo de livros

Atividades com horário
8:00 – aula de yoga, escola Vitha Baya
10:00 – aula de matemática: calcule o impacto do aumento da tarifa de ônibus no seu orçamento
17:00 – oficina literária: como saber se um texto realmente é da Clarice Lispector
17:00 – aula de yoga, escola Vitha Baya
19:00 – saída de bonde de bicicleta para Cine Drive in, exibição do filme A Grande Volta

Localização:

vaga_conjunto