Semana da Mobilidade 2015 – aproveite o Dia Mundial Sem Carro

Semana da Mobilidade 2015 – aproveite o Dia Mundial Sem Carro

A semana da mobilidade de 2015 está recheada de atividades, ocupando as cidades do DF e valorizando as pessoas e os espaços públicos. Confira a agenda e nos encontre nas ruas nos próximos dias!

19/9 sábado – 8:30 – 3ª Caminhada Jane Jacobs – Setor Comercial Norte
Inspiradas pela obra de Jane Jacobs, pessoas de diversas cidades do mundo organizam as “Jane Jacobs Walk”, uma proposta interativa de conhecimento de espaços urbanos. No Brasil isso acontece já em São Paulo, Fortaleza e Florianópolis (isso que eu saiba, mas deve ter mais). Aqui você encontra as caminhadas mapeadas pelo mundo. A 3º edição brasiliense vai passar pelo Setor Comercial Norte e Setor Hoteleiro Norte, e a concentração será às 8:30 na Galeria do Trabalhador.
Evento: https://www.facebook.com/events/440139269508245/
Organização: Mobilize

IMG-20150914-WA0005

20/9 domingo – 12h-18h – Rua do Lazer – Varjão – Avenida Principal

O Varjão vai ter pela primeira vez uma rua de lazer, livre de carros! a população vai poder andar de bike, skate, patins a vontade! Além disso, vai ter música, oficinas e muito mais!
Evento: https://www.facebook.com/events/421563178047326/
Organização: Rua do Jovem no Varjão, Coletivo das Ruas, Rodas da Paz, Administração Regional do Varjão, Nossa Brasília e Oca do Sol

21/9 segunda

7h – Desafio Intermodal – saída do McDonald’s do Guará, chegada no Museu Nacional

O Desafio Intermodal avalia quais os meios de locomoção mais eficientes no meio urbano num dia comum. A proposta não é apenas medir a velocidade e quem chega primeiro, é avaliar o custo ambiental, econômico e social de cada meio de transporte. Em 2012 participaram moto, carro, táxi, patins e ônibus, bicicleta dobrável, bicicleta speed, metrô, bicicleta e metrô, pedestre e ônibus. Evento no facebook: https://www.facebook.com/events/872153202850610/
Organização: Rodas da Paz

20:30 – Ciclo Mobilidade – Cine Jiló na Guela – Balaio Café 201 Norte
Filmes: “We are traffic”, “Sobre bicicletas” e “Perrengue – O desafio da mobilidade em São Paulo”
Organização: Cine Clube Jiló na Guela e Rodas da Paz (programação completa dos dias 21 e 28 aqui)

22/9 terça

7h – Bondes de Bike ao Trabalho – veja aqui a relação dos bondes e cole em algum!

No Dia Mundial Sem Carro, o Movimento Nossa Brasília e a Rodas da Paz promovem vaga viva no Setor Comercial Sul. (Antonio Cruz/Agência Brasil) - Assuntos: Rodas da Paz, Setor Comercial Sul, Bicicletário
(Antonio Cruz/Agência Brasil)

7h-19h – Vaga Viva – plataforma superior da Rodoviária
A Vaga Viva é uma intervenção Urbana que provoca a reflexão sobre o uso do espaço urbano pelo carro, mostrando que serviços podem ser oferecidos para a população no espaço que geralmente é utilizado para estacionar apenas 1 carro. Saiba como organizar uma vaga viva nesse guia.
Organização: Rodas da Paz e Movimento Nossa Brasília

20h – Cine Bike in – Cine Drive in

O filme A Grande Volta (trailer aqui) será exibido às 20h, com preço promocional (R$5) para quem for de bicicleta. Haverá um grupo saindo às 19h da vaga viva na plataforma Superior da Rodoviária.
Evento: https://www.facebook.com/events/876548325756483/876624189082230/

cine_bike_in

26/09 sábado

dia inteiro: lançamento da apostila “Caminhos da Cidade”, com lista de exercícios voltada para alunos do 9º ano do Ensino Fundamental, com questões de português, matemática, história, inglês, física e geografia que tratam da questão da mobilidade de forma interdisciplinar.

10h – 21hs – 21° edição da tradicional EcoFeira do Mercado Sul

Aproveitandoecofeira o momento da Semana da Mobilidade, será realizado um bate papo sobre a mobilidade urbana e o uso da bicicleta, sobretudo em Taguatinga e região, com a galera do BiciCentro Comunitário. A EcoFeira será também espaço de uma série de eventos culturais.

 

 

6 comments

Parabéns pelo trabalho!, vocês contribuem para uma cidade melhor e civilizada e ainda ocupam nossos finais de semana.
Quero mais passeios no plano. Obrigada!

Gostei da iniciativa, principalmente do drive-in. Vai ser um encontro bem legal. Acho que vai dar muita gente. Vai ter alguma divulgação na mídia?

Mobilidade também é acessibilidade. Por favor, incluam também as rodas dos cadeirantes em suas programações!

Com certeza, Mônica! Em nossos últimos eventos já contamos com a participação de cadeirantes, e na semana passada, no desafio intermodal, um dos modais que medimos a eficiência foi a cadeira de rodas associada ao ônibus, para que possamos pensar sempre a mobilidade com acessibilidade.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.