Rodas da Paz participa da 5ª Conferência Distrital das Cidades e elege delegado para a Conferência Nacional

rodas_da_paz-5a-conferencia-distrital-cidadesTexto: Antonio Barros

A Rodas da Paz participou nesse último final de semana (28 e 29 de setembro de 2013) da 5ª Conferência Distrital das Cidades. Na conferência, centenas de pessoas discutiram e votaram no Centro de Convenções Ulysses Guimarães propostas que serão encaminhadas ao Governo Federal e ao GDF para a formulação de políticas públicas para as cidades. Foram debatidas e escolhidas 45 propostas, 30 para o Distrito Federal e 15 para o País – estas últimas a serem analisadas na Conferência Nacional das Cidades.

A população do Distrito Federal pôde discutir os problemas e soluções para as suas cidades nas áreas de habitação, saneamento, desenvolvimento urbano, mobilidade e trânsito. Dentre as propostas aprovadas por meio do trabalho do voluntário Antonio, do diretor Raphael e do presidente Jonas, da Rodas da Paz, estão a priorização da mobilidade para idosos e pessoas com deficiência, a interligação entre as ciclovias do DF, a melhoria dos transportes públicos, com tarifas acessíveis ou “zero” e serviços de qualidade e não poluentes, e a integração entre os diferentes modais de transporte sem a ampliação de vias. Além disso, por meio da escolha democráticas dos representantes de diversas ONGs, o voluntário Antonio Barros foi eleito um dos dois delegados distritais do segmento, que irão para a Conferência Nacional das Cidades, representando a Rodas da Paz e mais 8 organizações não governamentais.

A Conferência Distrital das Cidades ocorreu como consolidação dos resultados de conferências locais nas 31 Regiões Administrativas do Distrito Federal e é etapa preparatória da 5º Conferência Nacional, a ser realizada em novembro de 2013, em Brasília.

Tags: