Este ano o tradicional Passeio Ciclístico da Rodas da Paz acontecerá pela primeira vez na Ceilândia, a maior cidade do DF! Os participantes pediram na avaliação do Passeio de 2016 e a gente atendeu! Dia 30 de julho, com concentração às 8h em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro, iremos todos pedalar juntos por ruas mais seguras, mais cicláveis, mais humanizadas!
As inscrições estão abertas a partir desta segunda-feira (10/7), são gratuitas e podem ser feitas no formulário abaixo.
O tema desse ano é sem pressa, todo mundo chega bem! As 100 primeiras pessoas que se inscreverem ganharão a camiseta do evento, que poderá ser adquirida por R$15 reais.
Todo ano, o evento reúne milhares de ciclistas. Trata-se de um momento importante de levantar a causa da paz no trânsito e reforçar o compromisso do governo com melhorias nas condições de mobilidade urbana sustentável.
O passeio transforma-se numa verdadeira festa, que conta com a presença de ciclistas de todas as idades e, também, de patinadores, skatistas e corredores. Além disso, é gratuito, aberto a toda população do Distrito Federal, e independe da inscrição prévia. Mas, vale lembrar, apenas inscritos participam do sorteio de brindes.
==============================================================================
SAIBA MAIS SOBRE O TEMA DO PASSEIO 2017
SEM PRESSA, TODO MUNDO CHEGA BEM
Este ano a Rodas da Paz pedala pedindo ruas onde todos tem sua vez, não só a pressa. Com mais gentileza, cuidado e atenção, vemos mais cenas por onde passamos. A pressa é o começo do atropelo da vida, da urbanidade. Com menos velocidade, mais cidade aparece. A bicicleta é isso, é andar por entre cenas que a pressa de um automóvel faz passar despercebidas.
A Organização Mundial da Saúde, a OMS, recomenda até 50 km/h como limite de velocidade para vias urbanas. Aqui no Brasil estamos bem longe disso. Em Brasília várias vias em área urbana possuem limite de 80 km/h, um crime contra a vida, um acinte com a segurança no trânsito.
Em um acidente a 64km/h, 85% dos pedestres atingidos morrem e nenhum sai ileso. A 32km/h, 5% morrem e 30% sobrevivem ilesos. Velocidade mais baixa significa também mais incentivo aos meios sustentáveis de deslocamento, como caminhar, pedalar ou utilizar o transporte público, possibilitando conforto e fluidez nos trajetos.
Ruas com velocidades menores favorecem o compartilhamento da via entre motoristas e ciclistas, permitem que crianças briquem nas ruas como costumavam fazer até tempos atrás, facilitam a travessia de pedestres. Com menos pressa, a gente convive mais, cria mais empatia, e percebe mais o que ocorre ao nosso redor. Com menos pressa, a gente observa o encontro dos namorados na esquina, o grafitti no muro, a lojinha do bairro, a florada dos ipês. Sem pressa, todo mundo chega bem. Vem com a gente!
Para a definição da frase tema deste ano, contamos com a super colaboração do grupo Caça Pedal, parceiro do Passeio desde sempre, em especial com atenção aos ciclistinhas mirins! =)
Serviço: Passeio Anual Rodas da Paz 2017
Concentração: a partir das 8h do dia 30/07 (domingo)
Local: Em frente a estação de Metrô Ceilândia Centro
Trajeto tradicional: Saída Hélio Prates. |10 km
Inscrições: www.rodasdapaz.org.br até 27 de julho
Fotos do Passeio de anos anteriores para divulgação: circuitos tradicional e rodinhas
Realização: Rodas da Paz
Patrocínio: SECOVI-DF e Grupo Ágil
Apoio: Administração Regional de Ceilândia, GDF, Rádio Cultura FM, Escola VitaBhaya Yôga, Loja Giro 66, Rádio Transamérica, Taguaciclo, Associação Médica de Brasília
PERCURSO
INSCRIÇÕES AQUI
Passeio Rodas da Paz 2017
Para adquirir a camiseta, clique aqui e faça o pagamento de 15 reais no PagSeguro.