Projeto Viva a Bicicleta / Bikes Coletivas

O projeto Viva a Bicicleta foi uma parceria da Rodas da Paz com o Coletivo da Cidade, que atua com projetos para crianças e adolescente na cidade Estrutural. Ao longo do segundo semestre de 2012 foram ofertados gratuitamente cursos em mecânica de bicicleta para jovens e adultos, que tem como meta a formação de grupos de produção e geração de renda a partir da reutilização e reciclagem de bicicletas.

Parte das bicicletas utilizadas no curso é resultado da campanha de doação de bicicletas realizada todos os anos pela Rodas da Paz (em 2011 foram coletadas mais de 500 bicicletas). Aliado à formação técnica, as oficinas proverem também seminários de discussão política e ambiental sobre o uso da bicicleta como meio de transporte ecológico e o direito à cidade. O projeto, aprovado por meio de edital da Cáritas Brasileira, recebe apoio do Fundo Nacional de Solidariedade, permitindo ajuda de custo para os instrutores e compra de peças e materiais.

Em 2015 a parceria foi retomada com o Coletivo da Cidade e com a soma do Movimento Nossa Brasília. Mais de 20 bicicletas foram doadas para organizar um sistema de bicicletas compartilhadas entre as mães dos jovens atendidos pelo Coletivo da Cidade. Essa ação se chama “Bikes Coletivas”.

Mutirão Bikes Coletivas - Estrutural 2015

Visite também o blog Bicicleta Viva.

5 ideias sobre “Projeto Viva a Bicicleta / Bikes Coletivas

  1. Lúcia Fernandes da Silva

    Li a respeito do projeto, gostaria de saber se há algum projeto aqui no Sol Nascente. Onde o número de bicicletas é enorme… onde jovens ficam ociosos o tempo todo.
    Se houver gostaria de informação de como posso ajudar.

    Responder
  2. jussara

    Acabei de colocar meu nome para doar uma bicicleta. Mas, lá diz que a coleta só vai ser em janeiro. A bicicleta tá boa, nem sei se até lá ainda vou estar com ela. Pensei que coletassem mais rápido.

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Bom dia, Jussara! Pedimos desculpas pelo inconveniente. Caso seja possível, você mesmo pode deixar a bicicleta a ser doada, aos sábados, em um ponto de coleta que fica no final da Asa Norte. O endereço é: GRUPO ESCOTEIRO MORAES ANTAS – 1/DF SGAN 916 – ASA NORTE. Qualquer coisa entre em contato. Obrigada!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *