Doe Bicicleta

doe bicicleta logo azul

Há mais de 10 anos, a Rodas da Paz promove a Campanha “Doe Bicicleta” e cerca de 5 mil bikes já passaram pelo projeto. Após serem recuperadas, as bicicletas doadas são destinadas a uma série de ações sociais. Parte das doações é voltada para atender aos alunos da área rural e instituições sociais diversas, outra parte é encaminhada no final do ano para os Correios, que procuram atender às cartas ao Papai Noel. Algumas bikes já tiveram suas peças aproveitadas para a criação de bicicletas adaptadas a portadores de necessidades especiais e outras ainda são utilizadas em projetos de geração de renda, como em cursos de mecânica básica oferecidos junto a comunidades carentes. A cada ano, cerca de 500 bicicletas têm sido arrecadadas, consertadas e distribuídas.

Desde 2015, a Rodas da Paz fechou parceria com o Grupo de Escoteiros Moraes Antas – GEMA, oferecendo um ponto de apoio para armazenar as bicicletas e receber doações espontâneas durante os sábados, entre 14h e 18h. Para os interessados, o endereço do GEMA é SGAN 916 – Quartel do Corpo de Bombeiros (localização no mapa). A colaboração do grupo também está prevista para o conserto das bicicletas doadas com a realização de oficina básica de mecânica com os jovens escoteiros. É uma oportunidade para os escoteiros conquistarem especialidades, demonstrando habilidade com as bicicletas, e para a Campanha “Doe Bicicleta” ampliar seu alcance. 

Em 2016, firmamos parceria foi com a loja Taguaciclo, que realiza eventos de incentivo ao uso da bicicleta regularmente em Taguatinga Sul.

Esforços para expandir o projeto começaram em 2014 quando houve uma campanha de financiamento colaborativo para arrecadar recursos para construir galpão na Vila do Pedal em Vicente Pires. O galpão serve para abrigar as bicicletas e facilitar o conserto e distribuição das doações. No final de dezembro de 2014, a campanha arrecadou R$ 4.410,00. A Rodas da Paz agradece a todos que contribuíram e informa que sua equipe está empenhada em finalizar as construções do galpão.


COMO COLABORAR?


Você pode colaborar com o “Doe Bicicleta” de diversas maneiras:

1- Doando recursos para a compra de peças e o conserto das bicicletas em 2016 (as doações financeiras são feitas por meio do sistema PagSeguro);


2- Doando uma ou mais bicicletas novas ou usadas: deixe a bicicleta no grupo Escoteiro Moraes Antas no final da Asa Norte aos sábados a tarde (localização no mapa) ou na loja Taguaciclo em Taguatinga Sul (QSA 9 LOTE 1 LOJA, 1)

3- Conversando com o síndico do seu condomínio para que mobilize os moradores para doar as bicicletas abandonadas nos bicicletários, garagens e PCs de seu prédio (baixe aqui o cartaz da campanha e a carta ao síndico).


PARCEIROS

Moraes Antas

 

Australian-AID-Identifier-black-high resolution

 

 bandeirantes  coroas-do-cerrado  transamerica

 

 

 

66 ideias sobre “Doe Bicicleta

    1. Camila Eduarda gomes

      Oi qual é o aro na bicicleta que vc quer doar
      Vc mora q onde..tenho uma amiga que tenho um menininho que está querendo muito uma mais ela não tem condições,e o sonho do garoto ter uma..

      Responder
      1. Rodas da Paz

        Bom dia, Simone! Não fazemos doações individuais. Se sua filha tiver vínculo com alguma instituição, entidade ou projeto que possa receber uma doação, poderemos analisar o pedido! Obrigada pelo contato!

        Responder
  1. kelli

    já enviei várias vezes e-mails para que vcs venham recolher três bicicletas para doação e não obtive resposta alguma.
    Tem interesse ou não? Pois tenho urgência em desocupar o local.

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Prezada Kelli,

      Vamos agendar o caminhão para em um só dia conseguir passar em vários endereços de uma vez e coletar as bicicletas.
      Qualquer dúvida pode escrever direto para [email protected]

      Responder
  2. Marcelo Monteiro

    Tenho uma bicicleta infantil para doação em bom estado.
    Onde posso levá-la?

    grato
    Marcelo

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Olá Marcelo!
      Mande seu endereço e telefone pra [email protected] que a gente agenda pra buscar!

      Responder
  3. Marcos

    Através da campanha “DOE BICICLETA”, também aceitam doações de partes de bicicletas ? Se sim, onde posso levar os itens a serem doados ?

    Responder
  4. iranilton p rocha

    oi pode sim vim busca as bicicletas que estarei aguardando 93073169 QR 04 CONJUNTO E CASA 33 BURITIZINHO SOBRADINHOII

    Responder
  5. Tuanny

    Bom dia,
    todo final de ano adoto algumas crianças para dar presentes de natal. Esse ano dois deles pediram uma bicicleta. Gostaria de saber se vocês teriam alguma a disposição, são dois meninos, idade 10 anos.
    O presente será dado na Escola Steigleder, em Montenegro no dia 05/12.

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Neste momento, estamos trabalhando, sem descanso, para arrecadar as bicicletas a serem consertadas e distribuídas; Aos sábados, diversos voluntários da Rodas da Paz saem pela cidade com seus próprios carros e com reboques emprestados para recolher as bicicletas doadas.
      Caso queira contribuir com a campanha Doe Bicicleta, será muito bem vinda; Precisamos de mais voluntários para nos ajudar.
      As doações são sempre feitas por meio de uma instituição parceira, que acompanha as crianças e jovens a partir de um projeto comunitário. Não fazemos doações individualizadas.
      Parte destas bicicletas que arrecadamos são para atender às cartas de Papai Noel dos Correios. Este ano, o Papai Noel dos Correios entregará bicicletas doadas pela Rodas da Paz para a comunidade Kalunga, em Cavalcante (GO), formada por descendentes de quilombolas. Há outros projetos sociais com crianças e adolescentes que pediram o apoio da Rodas da Paz. Esperamos arrecadar um número cada vez maior de bicicletas e também que tenhamos folego para providenciar os recursos necessários aos reparos das mesmase

      Responder
  6. Rômulo Viana

    Tenho um Sítio em perto de FLôres de Goiás e tem umamigo sem condições de comprar uma bicicleta e vem me pedindo há cerca de um ano p/ eu arranjar uma bicicleta p/ ele ir trabalhar na roça de uma parcela que ganhou do Incra.A distância cerca de 12Km.Meu tel. 9981.4239

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Neste momento, estamos trabalhando, sem descanso, para arrecadar as bicicletas a serem consertadas e distribuídas; Aos sábados, diversos voluntários da Rodas da Paz saem pela cidade com seus próprios carros e com reboques emprestados para recolher as bicicletas doadas.
      Caso queira contribuir com a campanha Doe Bicicleta, será muito bem vinda; Precisamos de mais voluntários para nos ajudar.
      As doações são sempre feitas por meio de uma instituição parceira, que acompanha as crianças e jovens a partir de um projeto comunitário. Não fazemos doações individualizadas.
      Parte destas bicicletas que arrecadamos são para atender às cartas de Papai Noel dos Correios. Este ano, o Papai Noel dos Correios entregará bicicletas doadas pela Rodas da Paz para a comunidade Kalunga, em Cavalcanti (GO), formada por descendentes de quilombolas. Há outros projetos sociais com crianças e adolescentes que pediram o apoio da Rodas da Paz. Esperamos arrecadar um número cada vez maior de bicicletas e também que tenhamos folego para providenciar os recursos necessários aos reparos das mesmas.

      Responder
  7. maria nilce fortes de campos

    fiz cadastro de doação varias vezes e não consigo enviar tenho tres bicicletas infantis como faço?

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Olá, Maria! Estamos organizando os agendamentos das coletas de bicicletas. Caso seja possível, você mesma pode deixar as bicicletas em um ponto de coleta, aos sábados, na asa norte. O endereço é: Grupo Escoteiro Moraes Antas – SGAN 916, Asa Norte. Agradecemos muito pela doação e pedimos desculpas pelo inconveniente.

      Responder
  8. zé carlos

    ola , meu nome e zé carlos sou do assentamento Egidio Brunetto em flores de goias ,fiquei sabendo do trabalho que vcs realizam por sinal muito humano. na nossa comunidades somos 101 familia destas muitas vivem com muitas dificudades ,pra se ter uma ideia caminhão até 6 km por dia . estive no galpão no vicente pires, fui muito bem recebido e informado que as doaçoes são feita atraves de entidades , a comunidade tem uma associaçao de produtores rurais ,seria possivel uma doação para esta comunidade? meu tel: e 61 9663-0866 desde já meu muito obrigado.

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Bom dia, Zé Carlos!
      Infelizmente, para esse ano não temos como fazer mais doações. Caso tenham interesse no próximo ano, entre em contato mais para frente que poderemos ver a possibilidade da doação. De qualquer forma, agradecemos o contato!

      Responder
      1. zé carlos

        boa tarde : meu nome é zé carlos , sou lá de flores de goias ,entrei em contato com vcs em desembro .para ver a possibilidade de uma doação de algumas bicicleta para os trabalhadores da nossa comunidade que e de trabalhadores rurais que andam ate 6 quilometos a pé por dia .a doação de algumas bicicletas para essas pessoas seria de muita serventia .aguardo resposta .desde já muito obrigado.

        Responder
        1. Rodas da Paz Autor do post

          Zé Carlos, pedimos desculpa pela demora em responder, e pedimos desculpas também por não poder atender ao seu pedido. Somos um ONG que atua somente dentro do Distrito Federal todas as nossas doações são feitas para instituições sociais do DF.

          Um abraço!

          Responder
  9. Luize Pereira

    Boa noite gostaria de saber como faço para receber uma bicicleta dessas !
    No momento estou desempregada e estou querendo uma bicicleta!
    Caso possam me ajudar fico grata desde já !

    Responder
    1. Rodas da Paz

      Bom dia, Luize!
      O Projeto Doe Bicicleta não faz doações individuais. Só realizamos doações coletivas para projetos ou instituições. Mas desejamos que você consiga sua bicicleta, de alguma forma. Boa sorte!

      Responder
  10. Sabrina

    Bom dia!
    Tentei entrar em contato com vocês esse ano, porém sem sucesso. Quero doar uma bicicleta. Gostaria de saber se vocês estão disponíveis para buscá-la ou onde posso estar fazendo a minha doação.
    Obrigada.

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Olá, Sabrina! Temos um ponto de coleta no final da asa norte. Fica no Grupo de Escoteiros Moraes Antas, 916Norte, Quartel do Corpo de Bombeiros. O posto funciona aos sábados das 14h às 18h. Você consegue deixar a doação lá? Desde já, muito obrigada!

      Responder
  11. Fabio

    Ola, me chamo fabio e gostaria de saber se alguem tem shorts e blusas de ciclismo tamanho G para doação, desde já agradeço a atenção.
    contato: (61) 9318-0633

    Responder
  12. Fernando

    Meu none é Fernando. Há alguns dias fiz o cadastro no site “Rodas da Paz” para doar uma bicicleta, porém não recebi nenhum contato até o momento. A bicicleta continua disponível para doação. Trata-se de bicicleta infantil, acho que é aro 24. Ela está em bom estado de conservação, necessitando de alguns ajustes. Não sei se os pneus estão bons ou se precisa de troca, pois ela está parada há bastante tempo.

    Obrigado,

    Responder
  13. Raynner

    Bom dia. Estamos organizando o 1º Passeio Ciclístico do Movimento Comunitário do Bairro Jardim Botânico. Gostaria de saber se a Organização Rodas da Paz gostaria de participar com a coleta de doações de bikes no dia do evento, também com palestras de projetos sociais entre outros. Em fim, coloco-me a disposição para esclarecimentos caso tenham interesse.
    O evento ocorrerá dia 31/03/2016 às 08:00hs, com saída e chegada da feira do produtor do Jardim Botânico (que fica do outro lado da pista que passa em frente a ESAF).
    Grato,
    Raynner Guimarães
    Comissão de Esportes do MCJB
    9 9974-3066

    Responder
  14. Erika Medeiros

    Olá! Vocês já retomaram as coletas das bicicletas para doação em 2016? Basta preencher o formulário? Obrigada!

    Responder
    1. Webmaster

      Olá Erika, as coletas de bicicleta serão retomadas em outubro de 2016, até lá você pode deixar no Grupo Escoteiro Moraes Antas nos sábados a tarde (no Corpo de Bombeiros no final da Asa Norte) ou na loja Taguaciclo, em Taguatinga ( St. A Sul Qsa 9 Csa 1, Taguatinga Sul)! =)

      Responder
  15. REGINA LUCIA ALVES DE PAULA

    Eu gostaria de trocar 02 bicicletas pequenas por 01 média (para crianças maiores), pode ser? Meu contato 984618550. Obrigada

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi Regina, tudo bom? Infelizmente não podemos fazer esse tipo de serviço. Somos uma ONG que promove a mobilidade sustentável, todas nossas bicicletas são frutos de doações, que, por sua vez, são repassadas para instituições sociais 🙂

      Responder
  16. Jessica

    Oii se alguem puder me doar uma bicicleta ficaria muito feliz
    nao tenho uma mais gostaria de ter minha mae nao tem condicoes de me dar

    Sou da penha zl

    Meu whats 11965019114

    Obrigada

    Responder
  17. Rodrigo

    Prezados, boa tarde. Acabei de fazer cadastro para doar uma bicicleta, porém minha secretária pediu para levar para a neta. Peço por gentileza que retirem a minha doação do cadastro. Desculpe pelo incômodo e muito obrigado. Rodrigo

    Responder
  18. alessandra

    Se alguem do Rj tiver alguma bicicleta para uma menina de 5 anos pode entrar em contato comigo? 21 96927 0339

    Responder
  19. Alexandre

    Tentho uma bike aro 20 pra doar. Está em bom estado ideal pra criancas entre 7 e 14 anos. Quem tiver interesse me manda uma msg aê. Abraço.

    Responder
    1. Webmaster

      Olá Eliene!

      Você pode deixar as bicicletas no pontos de coleta dos nossos parceiros:
      Grupo Escoteiro Moraes Antas no final da Asa Norte aos sábados a tarde (localização no mapa) ou na loja Taguaciclo em Taguatinga Sul (QSA 9 LOTE 1 LOJA, 1).

      Responder
  20. jamil

    BOM DIA!COMO FAÇO PARA PODER GANHAR UMA BICICLETA?SERIA BOM PARA EU PODER DESENVOLVER MEUS PROBLEMAS,PORQUE NAO POSSO FAZER CAMINHADAS.MEU NUMERO É 982276237

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi, Jamil. Tudo bom? Então, infelizmente nós não dispomos de bikes para doações individuais. Todas as bicicletas que recebemos são doadas para instituições sociais.
      Um abraço!

      Responder
  21. Paulo Henrique

    Tenho duas bikes para doar. Asa Sul. Uma infantil e outra maior. Estão empoeiradas. A infantil talvez precise de um reparo na câmara do pneu dianteiro. Meu whatsapp é 999 11 7240. Favor NÃO telefonar. Somente whatsapp. Paulo Henrique.

    Responder
  22. luiz gustavo

    Eu quero muito uma bicicleta porque aqui tem um mpnti de gente que só fica siachando que eles tem e eu não
    .

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi, Luiz. Tudo bom? Então, infelizmente nós não dispomos de bikes para doações individuais. Todas as bicicletas que recebemos são doadas para instituições sociais.
      Um abraço!

      Responder
  23. Janaina

    Boa tarde!
    Eu e meu marido deixamos agora há pouco (sábado, 17/12, 15:30) uma Caloi Luli na loja Taguaciclo para doação.
    Estou informando só para conhecimento, porque não havia nenhum registro no momento da entrega.

    Responder
  24. Lucelia dos santos brito

    Meus filhos tem um grande desejo de ganhar uma bicicleta mas infelizmente não tenho condiçoes alguma será que alguém poderia me ajudar a menina tem 3 anos e o menino tem 5

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi, Lucelia. Tudo bom? Então, infelizmente nós não dispomos de bikes para doações individuais. Todas as bicicletas que recebemos são doadas para instituições sociais.
      Um abraço!

      Responder
  25. dayane dambroski

    algem tem uma bicicleta para doar ficaria muito feliz de ganhar uma entre em contato 4498366927

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi, Dayane. Tudo bom? Então, infelizmente nós não dispomos de bikes para doações individuais. Todas as bicicletas que recebemos são doadas para instituições sociais.
      Um abraço!

      Responder
  26. Juliana Marafon

    Olá, gostaria de doar uma bicicleta infantil. Moro no Jardins Mangueiral, vcs podem vir buscá-la?

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *