Livro reúne série de pesquisas sobre o perfil do ciclista brasileiro

Livro reúne série de pesquisas sobre o perfil do ciclista brasileiro

O capítulo sobre o perfil do ciclista brasiliense foi escrito por pesquisadores da Rodas da Paz

No último dia 22 a Transporte Ativo lançou a publicação Mobilidade por Bicicletas no Brasil.O livro apresenta análises sobre dados da Pesquisa Perfil do Ciclista Brasileiro 2015, com capítulos escritos por pesquisadores de nove das dez cidades envolvidas na pesquisa. O prefácio da publicação ficou a cargo do jornalista André Trigueiro, que também esteve presente no evento.

IMG_0041

O lançamento foi realizado no Rio de Janeiro e contou com a presença de Fabio Iglesias, professor de Psicologia na UnB e voluntário da Rodas da Paz, que esteve no Rio de Janeiro para realizar uma apresentação no evento. Segundo o professor, nas apresentações de cada estado foram selecionadas informações para serem repassadas aos participantes.

Fabio conta que a apresentação destacava os resultados específicos feitos na pesquisa de 2015, além de serem propostas buscas para novas perspectivas de pesquisa para os próximos anos, afim de se conhecer mudanças no perfil do ciclista brasileiro ao longo dos anos.

Além disso, o professor conta que o principal problema levantado por todos os estados era relativo à estrutura cicloviária das cidades. “Mesmo sem fazer parte da pesquisa nacional nós levamos a questão de trechos como a EPTG e a Ponte do Bragueto, em Brasília. São vias muito rápidas, perigosas, mas o número de ciclistas que circulam nelas diariamente é considerável, colocanso em risco a vida de quem usa a bicicleta como meio de transporte”, conta.

mobilidade livro

Representando a Rodas

IMG_0017

O livro Mobilidade por Bicicleta no Brasil conta com um capítulo escrito pela coordenadora geral da Rodas da Paz, Renata Florentino e por Jonas Bertucci. O capítulo traz uma análise da situação dos ciclistas do Distrito Federal. Além disso os autores trazem dados que focam principalmente no perfil, motivações, demandas e comportamento dos ciclistas, além da avaliação que é feita por pessoas que utilizam a bicicleta como meio de transporte.

Também aproveitando o espaço, as análises trazem um perfil do ciclista brasiliense que desconstrói alguns pressupostos. A publicação detalha os motivos para se ampliar a malha cicloviária no Distrito Federal, tendo em vista que os resultados apresentados trazem o lado positivo da cidade em suportar mudanças que melhorariam a mobilidade de quem utiliza a bicicleta como meio de transporte.

A publicação está disponível para download, clique aqui e confira o livro completo.

IMG_0226

Jéssica Luz, com supervisão de Renata Florentino

 

1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.