Curso de Formação de Voluntários 2021

Quem quer tornar o DF um lugar melhor pros ciclistas pode encontrar na Rodas da Paz o canal para fazer esse sonho acontecer. Mas quem é a Rodas da Paz? O que ela propõe? Como ela atua? A união dessas pessoas com essas respostas acontece na Formação de Voluntários! Venha conhecer a OnG e a nossa proposta de como melhorarmos nossa cidade uma bike por vez!

O objetivo da formação de voluntários é aumentar a capacidade de atuação da OnG a partir da qualificação de pessoas interessadas a apoiar nossos projetos. Entendemos que somente uma sociedade civil organizada e informada conseguirá influenciar políticas públicas e a cultura de um povo. É um direito nosso levarmos nossas reivindicações e sermos ouvidos pelos tomadores de decisão.

Durante a semana, professores e profissionais falarão de propostas e visões para a nossa mobilidade e cidade. Nos sábados de manhã às 10h conversaremos sobre temas mais específicos da OnG como nossos projetos, organizaremos atividades práticas para trabalharmos a socialização dos voluntários e construirmos uma confiança e parceria necessária para um trabalho coletivo.

Inscrição
a inscrição pode ser feita pelo link https://forms.gle/pYmsrBqzFmAd4q2aA

Onde
A transmissão será via google meet por link disponibilizado aos inscritos.

Certificação
Um certificado de 30 horas será enviado aos participantes que participarem de todos os encontros nos sábados de manhã e de pelo menos duas atividades práticas.

PROGRAMAÇÃO

Terças e quintas de JUNHO das 19h30 até 21h.

Dia 1 – Conversa sobre a Rodas da Paz – Elizabeth Veloso

Elizabeth Veloso é especialista de políticas de internet e ativista social. Foi uma das fundadoras da Rodas da Paz e foi a primeira presidente da ONG. Falará sobre os princípios e história da Ong. Atuou na campanha Paz no Trânsito com o Correio Braziliense e por essa campanha ganhou junto com outros jornalistas o prêmio CNT, Confederação Nacional de Transportes.

Dia 3 – Paulo César – Paradigmas de Transporte

Um dos fundadores da ONG, Paulo César Marques da Silva é Engenheiro Mecânico e doutor em Transport Studies pela University of London. É professor da UnB e em ampla experiência em transporte, tendo atuado em órgãos como Anpet, Contran, CTPC, CONPLAN e CCPPTM. Já foi coordenador do curso de graduação em Engenharia Civil e coordenador da Pós-Graduação em Transportes da UnB. Tem experiência na área de Engenharia de Transportes, com ênfase em Engenharia de Tráfego.

Dia 8 – Renata Florentino – Atuação Política  e Participação Popular

Renata Florentino se graduou na UnB, onde foi professora substituta no Departamento de Sociologia. Trabalhou com mediação de processos participativos e com inovação social junto a ONGs, organismos internacionais e governo federal. Foi pesquisadora do Observatório das Metrópoles durante o doutorado. Já foi coordenadora geral da Rodas da Paz e hoje em dia é diretora de estudos urbanos e ambientais da Codeplan no GDF.

Dia 10 – Benny Schvarsberg – Política Urbana e Mobilidade Ativa

Benny Schvarsberg é arquiteto e urbanista, fez mestrado em planejamento urbano e doutorado em sociologia urbana. Trabalhou na secretaria de urbanismo do Rio de Janeiro, dá aula na área de planejamento urbano e urbanismo na FAU/UnB desde 92. Foi diretor de projetos e presidente do Instituto de Planejamento Territorial e Urbano do DF, trabalhou no Ministério das Cidades, foi secretário geral da Associação Nacional de Pesquisa e Pós Graduação em Planejamento Urbano e Regional. É colaborador e um dos fundadores da Associação ANDAR A PÉ.

Dia 15 – David Duarte – CTB, Paz no Trânsito e Mobilidade Ativa

David Duarte Lima é Doutor em Segurança de Trânsito pela Université Libre de Bruxelles, Bélgica e Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de Brasília. É presidente do Instituto Brasileiro de Segurança no Trânsito, IST e foi coordenador geral do Conselho Nacional de Trânsito (1999/2000). É autor de livros, entre os quais “A arte de ensinar a dirigir”, “O motociclista”, Prática de direção” e da coleção “Trânsito consciente” e colunista da Rádio CBN no quadro “Assim é Brasília – Mobilidade.

Dia 17 – Ana Luiza Carboni – Políticas Nacionais De Estímulo Ao Uso Da Bicicleta

Ana Carboni é Diretora Presidenta da União de Ciclistas do Brasil – UCB, integrante da rede Bike Anjo, e Prefeita da Bicicleta pela BYCS, organização Internacional com sede em Amsterdã. É membro-fundadora do Mobilidade Niterói, participou do coletivo Pedal Sonoro. Foi ainda Coordenadora de Incidência Política da campanha De Olho nos PlanMobs, parte do projeto Bicicleta nos Planos. Entre 2019 e 2020 coordenou projeto de pesquisa sobre bicicletários públicos em terminais de transporte público no Rio de Janeiro, em colaboração com a Ciclocidade e Cebrap. Por meio de projetos e como voluntária faz incidência política pela bicicleta em âmbito federal, estadual e municipal.

Dia 22 – Victor Pavarino – Trânsito como Questão de Saúde Pública

Victor Pavarino é sociólogo e mestre em Transportes Urbanos. Atuou em órgão gestores de Transportes, trânsito e Saúde, em Centros de Pesquisa e Organismos Internacionais. Atua, presentemente, na Organização Pan–Americana da Saúde – OPAS/OMS no Brasil em temas relacionados à promoção da saúde; segurança viária e mobilidade sustentável.

Dia 24 – Wesley Nogueira – A relação Transporte de Massas e Transporte Ativo

Wesley Ferro Nogueira é economista, atualmente é Secretário Executivo do Instituto MDT, colabora no Projeto “Pensar o transporte público na cidade planejada para o automóvel”, faz parte da Rede Urbanidade como expert em Transportes de massa e há 5 anos que se dedica ao estudo do tema da mobilidade urbana no DF.


Sábados de JUNHO das 10h até 11h30

Dia 6 – Renata Aragão – Estrutura da OnG – GT Educação

Renata Aragão foi Auditora Fiscal da Receita Federal. Após a aposentadoria, se dedicou como voluntária da Rodas da Paz, ajudando na parte financeira da OnG e na produção, divulgação e distribuição do livro Pedalar é Suave, edição digital e impressa. Também é voluntária da Rede Urbanidade do MPDFT onde assumiu o cargo de Coordenadora de Sensibilização dos agentes públicos.

Dia 12 – Joyce Ibiapina – GT Pesquisas

Joyce Ibiapina Costa é formada em Relações Internacionais, voluntária da Rodas da Paz e coordenadora do IDECICLO em Brasília. É representante do Centro-Oeste no Conselho Regional da UCB e Gestora Institucional da Associação Bike Anjo.

Dia 19 – Guilherme Queiroz – GT Eventos

Guilherme Queiroz é Mestre em Gestão Urbana pela Technische Universität de Berlim e servidor de carreira do Ministério das Relações Exteriores. Voluntário da Rodas da Paz desde o começo da pandemia, coordenou o plantio de mudas ao longo da ciclovia do Taguaparque, em dezembro de 2020. Também é pai de dois filhos pequenos que adoram se deslocar pela cidade de bicicleta.

Dia 26 – Raphael Barros Dorneles – GTs Projetos Sociais e Gestão Interna

Raphael Barros Dorneles é formado em Relações Internacionais pela Universidade de Brasília. Bicicleteiro a vida toda, é voluntário da OnG Rodas da Paz há 8 anos e trabalhou no Movimento pelo Direito ao Transporte Público de Qualidade para Todos (MDT) por 5 anos. Atualmente é conselheiro no Conselho de Trânsito do DF e coordenador geral da OnG Rodas da Paz.