Legislação

Lei 10.257 – Estatuto das Cidades 

Lei Nº 12.587 – Política Nacional de Mobilidade Urbana

Plano Diretor de Ordenamento Territorial

Plano Diretor de Transporte Urbano 2011

Plano de Mobilidade por Bicicleta no DF

Código de Trânsito voltado para ciclistas

Lei Orgânica do DF – capítulo sobre transporte 

Lei Distrital sobre Política de Mobilidade Cicloviária

Lei Distrital sobre Sistema Cicloviário do DF

Lei Distrital sobre transporte de bicicleta no Transporte Coletivo

Lei Distrital sobre Dia Mundial Sem Carro

Lei Distrital sobre ciclovias em rodovias

Leis Distritais sobre instalação de paraciclos

Lei Distrital sobre o Eixão do Lazer

Lei Distrital sobre o Dia do Ciclista

2 ideias sobre “Legislação

  1. Paz

    Tem uma turma de ciclistas que faz um passeio noturno que não respeita o sinal fechado para eles, ali na frente do museu da república sentido congresso nacional. Daí eu tenho que reduzir a velocidade para não atropelar um ciclista que só mostra a mãozinha dizendo que vai descer, daí eu freio , os carros que veem atrás de mim freiam, porque ai de nós se encostarmos num ciclista. Iremos parar no inferno via DFTV.
    Deu com a mãozinha e entram mesmo.
    A minha pergunta é : o sinal (Semáforo) não vale para o ciclista ?
    obs: Gosto muito de bicicleta e não sou um monstro.

    Responder
    1. Rodas da Paz Autor do post

      Oi Paz, tudo bom? Então, para que você possa entender melhor aqui vai uma explicaçãozinha. Os ciclistas não são regidos por nenhuma legislação, logo furar ou não o sinal se torna uma escolha. Muitos ciclistas furam o semáforo na esperança de não atrapalhar o carro que está parado na pista, imagine a situação em que o ciclista espera o sinal abrir. A velocidade dele é consideravelmente menor que a de um carro, logo ele poderia sofrer com motoristas mais apressadinhos. Outra questão é a possibilidade de andar por um breve período sem um carro ao lado, evitando acidentes.
      Um forte abraço! 🙂

      Responder

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