Análise da Construção das Ciclovias do Distrito Federal

MapaCicloviasDadas as denúncias recorrentes sobre a má qualidade de parte das obras cicloviárias no Plano Piloto feitas por diversos usuários de bicicleta que têm se deslocado por esses locais, a Rodas da Paz iniciou um trabalho de visita e fiscalização cidadã às obras.

Considerando também as dúvidas que ainda permanecem sobre as soluções que serão implementadas nos pontos de conflito e sobre a garantia de fluidez ao ciclista, nosso objetivo é acompanhar a execução das obras e continuar propondo melhorias aos órgãos responsáveis, por meio de relatórios e avaliações.

As análises a seguir consideram aspectos fundamentais no planejamento e na execução de infraestrutura cicloviária, quais sejam: segurança, conforto e continuidade no trajeto a fim de contribuir para a boa execução dos projetos e efetiva melhoria da mobilidade por bicicleta.

Análise Final da Ciclovia do Gama (Setembro de 2012)

Análise Final da Ciclovia do Guará (Julho de 2012)

Análise Final da Ciclovia da L2 e L3 Norte (Julho de 2012)

Apesar de inúmeras demandas da sociedade, o GDF tardou a disponibilizar para a população informações sobre o desenho das ciclovias que já estavam em andamento. O blog Biciclotheka foi atrás dos arquivos em Autocad em junho de 2012 e fez o trabalho de conversão para que os projetos pudessem ser visualizados por qualquer pessoa.

Em setembro de 2012, com as obras avançadas e após a pressão social, os arquivos foram disponibilizados no portal da transparência. Para visualizar todo o material acesse o link: http://www.transparencia.df.gov.br/PrestandoContas_Ciclovias/Forms/AllItems.aspx

Página atualizada em agosto de 2013.

4 comments on “Análise da Construção das Ciclovias do Distrito Federal

  1. Leticia disse:

    Olá,
    A ciclovia que está sendo construída do Sudoeste econômico para o Sudoeste está meio estranha, não? Fizeram uma ciclovia paralela a uma já existente no Eixo Monumental e agora parece que ela vai atravessar a área verde entre o Sudoeste e o Cruzeiro rente à pista, perto da calçada. Espero estar enganada, mas parece que vai ser assim! Muitas árvores serão derrubadas… existe espaço no meio do canteiro. A gente sempre espera que esses projetos sejam feitos por técnicos responsáveis, mas várias vezes nos decepcionamos. Talvez fosse bom ver ANTES que comecem! Os tratores estão lá a todo vapor…

  2. vit disse:

    ola rodrigo, a respeito da ciclovia entre em contato comigo estou criando um grupo e recolhendo asinaturas se tive interesse entre em contato comigo 9590-5181… seu nome me é familiar… se nao me engano vc era um que dirigia um corolla prata ,certo?

  3. Rodas da Paz disse:

    A melhor maneira de se obter informações sobre as ciclovias nas rodovias é participando das reuniões do grupo de trabalho sobre mobilidade do Departamento de Estradas de Rodagem do DF – DER/DF. Para saber mais sobre o grupo, acesse: https://goo.gl/bWhQdK.

  4. Guedes disse:

    Gostaria de saber em que pé está a construção da ciclovia na Eptg e estrutural?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.