Carta ao Fórum de Mobilidade por Bicicleta do DF

Brasília, 01 de outubro de 2013

Ao Fórum de Mobilidade por Bicicleta do DF

Caros colegas gestores e membros das entidades da sociedade civil,

 

A Rodas da Paz valoriza todo espaço de diálogo voltado a participação social para a elaboração, planejamento de princípios e execução de políticas públicas. O diálogo sempre aberto e franco com o governo tem sido parte importante de nosso trabalho ao longo desses dez anos.

A experiência teórica e prática dos voluntários da Rodas da Paz pode contribuir muito para a evolução positiva da política no sentido de integrar cada vez mais a bicicleta como parte da vida cotidiana da cidade. A política de mobilidade por bicicleta não deve, assim, ser vista apenas como uma política voltada para um grupo social particular, mas como um instrumento de transformação da cidade, ajudando a tornar o trânsito mais seguro e combatendo a violência nas ruas da cidade.

Consideramos um avanço que o GDF tenha voltado atrás em sua decisão de limitar a participação da sociedade neste Fórum, se propondo a formalizar a participação de organizações que atuam no campo da mobilidade urbana. Nas duas reuniões convocadas para estabelecer os critérios de participação alguns encaminhamentos foram propostos pelos próprios coordenadores do Fórum visando favorecer a participação efetiva das organizações da sociedade, quais sejam: as reuniões seriam convocadas com certa antecedência e fora do horário comercial; e as atas seriam encaminhadas com agilidade.

Infelizmente, ferindo este acordo, foram chamadas por email duas reuniões com menos de 24 horas de antecedência em horário de expediente, o que inviabilizou novamente a participação de entidades da sociedade civil, em particular da Rodas da Paz. Além disso, as atas de nenhuma das reuniões foram divulgadas até a data desta carta.

Soma-se a tudo isso o fato das reuniões terem sido realizadas no meio da semana da mobilidade, momento no qual diversas atividades educativas e culturais estavam em andamento em parceria com setores do GDF. Teria sido muito positivo que os gestores da política de mobilidade por bicicleta estivessem envolvidos nessas ações.

Considerando esses eventos, pedimos um esforço do GDF no sentido de favorecer o trabalho respeitoso e construtivo, mantendo as normas acordadas ou chamando o diálogo se for necessário acordar nova dinâmica. Apesar dos nossos questionamentos, nenhum esclarecimento foi prestado pelos Coordenadores do Comitê sobre o porquê a urgência e o não respeito à dinâmica acordada anteriormente.

Por isso, gostaríamos de reforçar a coordenação e a todos os demais conselheiros sobre a necessidade de ter e seguir regras como forma de garantir qualidade e possibilidade de contribuição.

Sugerimos abaixo, alguns pontos que podem contribuir para essa construção:

– O início das reuniões deve, sempre, ser de apreciação da ata da reunião anterior;

– Cada convocação de reunião deve ter pauta antecipadamente estabelecida. (Tanto a pauta como o prazo de convocação destinam-se a possibilitar a elaboração da participação dos conselheiros);

– Tudo deve estar registrado em ata;

– É relevante ter construção estratégica para o Fórum, evitando cair na pontualidade que significará na prática que quem convoca estabelece pauta;

– Ao final de cada reunião é relevante ter opinião e proposta de itens para a pauta da reunião seguinte;

– O item assuntos gerais normalmente é oportuno para estabelecer temas da pauta. Um novo assunto levantado – a não ser que simples comentário – deve ser traduzido em pauta na reunião seguinte, caso não possa ser tratado na mesma reunião em que foi proposto.

 

Agradecemos o apoio e a especial atenção dos senhores a este pleito e nos colocamos a disposição para que, com a participação de todos, seja garantido o pleno sucesso neste espaço potencial de cidadania e civismo.

 

Respeitosamente,

 

Jonas Bertucci
Presidente

2 ideias sobre “Carta ao Fórum de Mobilidade por Bicicleta do DF

  1. Rodrigo

    Olá, gostei da sua carta e das suas posições. Gostaria de saber mais como anda esse fórum. Você teria como me enviar as atas das reuniões que você dispõe?

    Abs

    Rodrigo (ciclista cidadão)

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *