Bondes de bicicletas circulam por Brasília no mês de maio

A campanha “De Bike ao Trabalho”, que está em sua terceira edição no Brasil, acontece na sexta-feira do dia 8 de maio. A iniciativa, organizada pela rede nacional Bike Anjo, promove a bicicleta como um meio de transporte sustentável, saudável e eficiente para se chegar ao trabalho.

debikeaotrabalhoFinal

A bike pode ser uma aliada para se escapar dos congestionamentos nos horários de mais movimento na cidade. Segundo estudo de 2013 do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o trabalhador do Distrito Federal gastou 35 minutos de casa ao trabalho em 2009. Tempo que equivaleria a quase um dia inteiro após um mês, considerando o deslocamento de ida e volta nos dias úteis.

A data é propícia para os iniciantes que desejem adotar o hábito de pedalar para o trabalho, mas não sabem por onde começar. Eles podem se inscrever no site debikeaotrabalho.org e buscar outros ciclistas que façam seu trajeto. Esses grupos são chamados de bondes e o cadastro é aberto para todos os interessados, como ciclistas, grupos organizados, empresas e gestores. Na Capital, a rede local Bike Anjo DF é responsável por organizar e divulgar os locais e horários de saída dos bondes.

A nova Coordenadora Geral da Rodas da Paz, Renata Florentino, registrou um bonde no site da campanha. O grupo sai às 8h da entrada da SQN 208 e ruma em direção ao Setor Comercial e Bancário Norte. Desde 2012, Renata assumiu a bicicleta como meio de transporte para chegar ao trabalho. “O deslocamento é curto e sem congestionamento”, argumenta.

O “De Bike ao Trabalho” também é uma oportunidade de demandar mudanças para estimular o uso da bicicleta. Empresas e órgãos públicos podem contribuir com medidas simples: a instalação de bicicletários, a compra de armários e a oferta de chuveiros e vestiários para empregados e servidores.

Serviço:
Bonde da Rodas da Paz
www.rodasdapaz.org.br e [email protected]
Horário: 8h do dia 08 de maio de 2015
Local: Entrada da SQN 208
Responsável: Coordenadora Geral Renata Florentino [email protected]
Lista dos bondes do DF:
https://www.facebook.com/events/680710825373820/

Fontes:
De Bike ao Trabalho debikeaotrabalho.org
Bike Anjo Nacional bikeanjo.org
Bike Anjo DF fb.com/bikeanjodf
Anderson Paz [email protected]
Pesquisa do Ipea http://www.ipea.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=17212
Manual De Bicicleta para o Trabalho http://www.ta.org.br/educativos/DOCS/De_bicicleta_para_o_trabalho.pdf