Aluguel de bicicletas no DF: como deve funcionar?

DSC09866

bicicletas do sistema de aluguel de Bogotá

ponto de aluguel de bicicletas em Bancok

ponto de aluguel de bicicletas em Bancok

 

 

 

 

 

 

 

 

A Rodas da Paz fez sugestões ao GDF sobre conteúdos que devem constar no edital de contratação dos serviços de aluguel de bicicletas.
Não tivemos acesso ao conteúdo do edital que vem sendo preparado pelo GDF, mas em dezembro de 2013 enviamos um conjunto de sugestões que tratam dos seguintes assuntos:

1- Sobre a existência ou não de limitação de vagas das estações
2- A densidade e o fluxo de pessoas devem ser levados em consideração
3- Sobre o dimensionamento e remanejamento de bicicletas
4- Publicidade
5- Horário de funcionamento
6- Sobre a oferta de condições de segurança

Para acessar o documento na íntegra enviado pela Rodas da Paz, baixe: Contribuições da Rodas da Paz sobre sistemas de compartilhamento de bicicletas.

Esperamos que o DF passe a contar logo com o serviço de aluguel de bicicletas, e que de fato essa solução esteja integrada ao transporte coletivo da cidade.

No final de 2013 foi lançado pelo ITDP um guia de planejamento de Sistemas de Bicicletas compartilhadas. Considerando que esta é uma instituição mundialmente reconhecida por sua experiência em mobilidade urbana, e que o guia foi lançado há tão pouco tempo em Inglês, vale considerar a necessidade de mais tempo para estudo do Guia, citado abaixo, e provável necessidade de ajuste e melhorias no edital a ser lançado pelo GDF.

Para baixar o o guia do ITDP, clique aqui.

Tags:,