A campanha eleitoral está na rua. Que diferença isso faz para a Rodas da Paz?

A atuação da Rodas da Paz nessas eleições se dará de maneira propositiva, dialogando com a consciência e as expectativas da população, tratando todos os candidatos igualmente, sem privilegiar nenhuma coligação. A nossa aliança é e sempre será com a cidade, independente dos candidatos.

Em conjunto com o Movimento Nossa Brasília, organizamos no dia 19 de julho uma oficina aberta a cidadãos e movimentos, para conversar sobre os problemas atuais e apontar as propostas prioritárias que deverão ser assumidas como compromissos pelos candidatos que pretendam se posicionar verdadeiramente a favor da mobilidade sustentável.

Já é sabido, como apontado pelo próprio Plano Diretor de Transporte Urbano do DF de 2011, que se continuarmos reféns do investimento no modelo rodoviarista de cidade, o DF irá parar de vez em 2020. Esse modelo, baseado na construção de túneis, viadutos e ampliações viárias, resulta no uso excessivo de automóvel, estimulado ainda mais pelo transporte público precário do DF.

Apresentamos aqui a Carta Compromisso que foi escrita com a participação de diversos movimentos, entidades e cidadãos, como uma contribuição para qualificar o debate eleitoral. Se há um momento propício ao debate aberto, deveria ser a eleição.

No texto há 3 propostas prioritárias para os candidatos ao Palácio do Buriti, e há também propostas endereçadas aos candidatos ao Legislativo Federal (Senado e Câmara dos Deputados) e para os candidatos a Deputados Distritais. Se você for candidato ou estiver trabalhando na campanha de alguém que queira assinar a carta, entre em contato no e-mail [email protected]

Para a atividade de assinatura da Carta, nossa sugestão é fazer uma cerimônia para cada uma das coligações, reunindo todos seus respectivos candidatos que assinarão o compromisso. Essa atividade de assinatura foi pensada como uma atividade de rua, onde o candidato majoritário da coligação, acompanhado dos proporcionais, realizará um percurso de transporte coletivo ou de bicicleta, acordado com a coordenação de campanha.

Para mudar o cenário da mobilidade no DF é preciso um esforço conjunto de todos esses atores e também da sociedade. Nossa parte está sendo feita, esperamos que os futuros governantes façam a sua também.

Acesse aqui a Carta de Compromisso

IMG_8361

Crédito: Wesley Moura

Crédito: Wesley Moura