90’s Dejá vu – Crônica de um motorista indignado!

90’s Dejá vu – Crônica de um motorista indignado!

– O quê!? Faixa de Pedestre!? Pedestre!?

-Um absurdo isso! A avenida já é muito cheia, engarrafada, trânsito complicado!

-Vai causar muitos acidentes e batidas. Onde já se viu!? Um trânsito caótico desses e vamos ainda ter que ficar parando toda hora o carro!? Porque? São apenas meia dúzia de pessoas que precisam atravessar a rua…

– E não é que eu seja contra a faixa de pedestre, só acho que uma avenida engarrafada dessas não seja o lugar! Porque não coloca os pedestres pra andar lá na boulevard ou em vias com menos trânsito!??

– Ora, se quer caminhar, vai pro parque! Todo mundo sabe que caminhar é só lazer mesmo… ninguém vai para o trabalho andando e a rua não é lugar de fazer caminhada não.

– Mas é sério; só me preocupo com a segurança dos pedestres. É muito perigoso atravessar em avenidas. Como vou explicar para os meus filhos que a faixa não é segura!? Eu não vou deixar eles atravessarem a rua de jeito nenhum.

– Pois digo mesmo, essas faixas vão causar acidentes e vão morrer pedestres. Isso é um desrespeito com a vida. É desumano. Não consigo acreditar que as pessoas coloquem as outras pessoas em risco desse jeito!!!

– E tem mais, que absurdo o governo gastar com faixa de pedestre. Não tem nem calçada ora bolas. EU queiro as calçadas primeiro, depois vem a faixa de pedestre…

– E outra coisa, a faixa aqui vai contra as recomendações dos órgãos, recomenda-se faixa de pedestre sem sinalização semafórica em avenidas com no máximo de 7 metros, essa aqui tem 10vmetros… que absurdo!!! É o jeitinho Brasileiro querendo fazer tudo mal feito.

– Só quero ver se todos vão respeitar. Vai ter um monte de pedestre atravessando fora da faixa. Vai ter motorista que vai passar por cima e não vai nem parar também. Viu, mais uma vez, só me preocupo com a segurança dos pedestres.

– Acho também que a cidade tem coisa muito mais importante para fazer. Não tem calçadas, não tem posto de saúde, não tem escolas pública, não tem hospital… e querem vir colocar faixa de pedestre para atrapalhar mais ainda esse trânsito já caótico. Mobilidade é só carro ora bola, ninguém gosta de ir andando para o mercado. Vai trazer as compras como!? Na mão!? Como assim!? Vai ficar todo suado no trabalho, no banco, na padaria, um nojo. Como faz!? Outra coisa,já temos vários sinais com travessias em outros lugares. É só o pedestre ir andando pra lá e atravessar lá no sinal.

Bom, é isso! Um desrespeito com os moradores da região! Um absurdo a Administração não ouvir os moradores e a comunidade sobre o absurdo dessas faixas de pedestres!!! Queremos é calçadas primeiro, depois talvez pode ser a faixa de pedestre… de preferência lá na boulevard…

Um abraço a todos!!!

autor: Silvio Ribeiro, morador de Águas Claras

PS: Amigos, assim como vocês conseguiram aprender a respeitar e se conscientizaram sobre a importância das faixas de pedestres e hoje em dia até comemoram quando alguma é pintada e instalada, espero que aprendam a respeitar também os ciclistas, e quem sabe daqui a alguns anos também comemorem quando alguma ciclofaixa ou ciclovia for implementada!!!

PS2: Todos os argumentos do texto acima foram retirados de comentários nas redes sociais de pessoas contrárias a implementação das ciclofaixas previstas no projeto de mobilidade cicloviária da Região Administrativa de Águas Claras em Brasília – DF.

1 comment

Olha, estamos no inicio de marco de 2017, estamos na semana que termina o carnaval aqui no Brasil. Estava de férias em Campos (Grussai) e é incrível como no carnaval a violencia no transito aumenta, principalmente a falta de respeito com os ciclistas e os próprios pedestres. Espero que tenha sido somente em Campos…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.